A velocidade que o mundo corporativo impõe tem feito com que muitas pessoas aumentem a carga de tensão pela entrega de resultados a curto, médio e longo prazo. O mundo corporativo é muito dinâmico e a única certeza que você pode carregar é a de que tudo pode mudar. Os cenários, os negócios, as estratégias, os processos, as leis etc.
É um desafio diário administrar bem o tempo. Uma verdadeira gestão do tempo pode até atenuar um pouco a pressão, porém isso não livrará você de ter consequências ruins para a saúde mental. As pessoas têm sido pressionadas por uma corrida por promoção de cargo, escalonamento de remuneração, competição consigo mesmo (a) e com os colegas, aprimoramento que exige estudo contínuo, entre outras. A preocupação exacerbada de performar tem gerado neurose em muitos profissionais. Acabam resumindo a vida a se desempenhar na profissão. Os casados chegam em casa e estão irritadiços e descontam nos cônjuges e filhos. Outros reclamam de baixa libido sexual. Tudo isso é fruto de um esgotamento.
O número de pessoas que apresentam queixas no consultório clínico sobre um desânimo profissional vem crescendo significativamente. Muitas vezes não tem relação com não gostar mais da profissão ou em fase de transição de carreira. A queixa é de que estão se sentindo extremamente esgotadas em função do trabalho.
Segundo Roberto Almada um psiquiatra argentino Burnout é uma disfunção crônica. É preciso considerar que toda profissão carrega uma pressão que é inerente ao cargo que ela ocupa, porém, não se pode naturalizar o que não é natural, isto é, a sobrecarga de trabalho. Ah, mas eu sou responsável com minhas atividades. Ok, isso justifica você querer achar que é um polvo com vários tentáculos e querer pegar tudo para fazer?
Algumas considerações são importantes para se preservar de muito estresse:
- Não abandone o princípio da organização. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado, limpo. Periodicamente mude alguns objetos de lugar. Fazer alguns rearranjos ambientais ajuda muito a criar um ambiente mais propício de trabalho.
- Conforme o Almada não devemos criar utopias e sim estabelecer metas realistas. Seja mais pragmático (a), não fique no campo da ideação, ah, se as coisas fossem assim, assim e assado. Encare a realidade e trace metas condizentes com ela.
- Não saia que nem um desembestado (a) fazendo tudo correndo sem senso crítico, no automático e sem pensar. Isso só aumentará sua carga de tensão. Reflita e aja depois, não o oposto fazer e depois pensar.
- Não crie um supercompromisso. Isso mesmo. Não leve trabalho para casa. Você precisa considerar que a sua vida é composta por outras coisas.
Pense nisso!
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faço atendimentos individuais para adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com atendimento online para qualquer lugar do Brasil e exterior.