A ansiedade é um conjunto de emoções e de modificações físicas que antecedem uma situação de risco ou algum evento novo. Por vezes, ela pode gerar um fardo muito pesado por desencadear níveis de estresse elevados, potencialização do medo e até rebaixamento de humor.
A ansiedade quando descontrolada vai permeando a mente da pessoa e faz com que ela tenha muitos pensamentos acelerados, comprometendo inclusive a regulação do sono e alterações no apetite de ganho ou perda. A pessoa começa a se sentir mal e logo alguns sintomas físicos se apresentam como: taquicardia, sudorese, mãos trêmulas, manchas no corpo, roer unhas, falta de ar, fadiga entre outros.
Muitas vezes as mudanças físicas fazem com que a pessoa até ache que tem outros problemas de saúde. Por isso, é muito importante não minimizar os sintomas e procurar uma ajuda especializada de psicólogos ou psiquiatras. Quanto mais tempo passa a pessoa vai ficando refém desses eventos, comprometendo seu desempenho no trabalho, as suas relações sociais e o próprio funcionamento psíquico.
É preciso salientar que a ansiedade está no cérebro. Hoje os estudos de Neurociências não deixam mais dúvidas sobre isso. Na antiguidade achava-se que as emoções eram controladas pelo coração. Hoje se sabe que existem algumas regiões do nosso cérebro responsáveis por ela. A região da amígdala cerebral é a região que controla o medo e a ansiedade. Nosso cérebro recebe informação dos eventos externos por meio dos órgãos de sentido: visão, tato, audição, paladar, olfato. Essas informações são processadas e nos dá uma percepção clara de que estamos em risco. Com tudo isso, a amígdala é ativada e informará o corpo do perigo.
A ansiedade é um fardo porque coloca a pessoa em um sofrimento muito grande. Lembrando que ansiedade é uma antecipação do evento. Exemplo: uma pessoa que fará um discurso para uma plateia e já fica pensando ou muito preocupada sobre as possíveis reações do público. Isso irá ativar a amígdala e a pessoa tenderá a ficar muito agitada, nervosa e trêmula porque está antecipando uma vivência que nem ocorreu.
Não deixe que a ansiedade se torne uma enorme pedra nas suas costas. Um fardo difícil de carregar. Cuide de você e sobretudo, procure ajuda para o enfrentamento dela.
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faço atendimentos individuais para adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com atendimento online para qualquer lugar do Brasil e exterior.