Quando você vive se comparando aos seus colegas e celebridades acaba potencializando a chance de aumentar seus níveis de estresse e depressão. Ao ficar se comparando você usa autojulgamento negativo sobre si mesmo (a).
A falta de autocompaixão que em termos simples é um comportamento de você lidar com suas falhas de um modo mais equilibrado pode produzir muitos malefícios para a saúde mental.
Não valorizar sua própria história, suas lutas e o caminho de batalha é um golpe contra si mesmo (a). É preciso legitimar as vivências. Carl Rogers um psicólogo americano disse: ‘’ A experiência é a autoridade suprema’’.
O fato é que na vida é preciso saber lidar com vitórias e derrotas. Não ter o que algumas pessoas não têm não desmerece você. Cada pessoa trilha um caminho existencial. O encantamento com os colegas e celebridades pode tirar você da realidade e ficar idealizando viver experiências dos outros e não as suas.
Cuidado com a prática de fazer comparações. Não é justo consigo (a) fazer isso. É uma total desvalorização da sua história.
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faço atendimentos individuais para adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com atendimento online para qualquer lugar do Brasil e exterior.