‘’Não julgar. Todos os erros são semelhantes. Existe apenas um erro: não possuir a capacidade de se alimentar de luz. Porque, estando esta capacidade anulada, todos os erros são possíveis’’. (Simone Weil)
Vivemos em tempos bem conturbados. Há uma síndrome de santarrão pairando nos corações humanos. Quem lhe taca pedra deliberadamente, desconsidera sua história, ignora sua alma e sentimentos, veste a capa da arrogância. Simone Weil foi uma filósofa francesa que escreveu coisas bem interessantes.
Como ela foi precisa nessa frase quando disse que ‘’ todos os erros são semelhantes’’. Uau! Isso nos remete a olhar para dentro de nós mesmos antes de achar sempre o outro um esterco.
Cristo quando não julgou a mulher adúltera, sabia que no coração aquela cambada toda ali tinha cada qual sua conta no cartório. Tacar pedra era mais cômodo do que tentar entender as complexidades interiores daquela mulher.
A gente pode instruir, exortar, acalentar, repreender, mas julgar, não deveria fazer parte da nossa prática, afinal somos todos feitos do mesmo material: pó.
Weil continua ‘’ existe apenas um erro: não possuir a capacidade de se alimentar de luz’’. Não fique engaiolado, o mundo do pensamento é amplo.
A pedra que você taca hoje, podem lhe tacar amanhã. Melhor é que tenhamos a vivacidade de nos alimentar da luz.
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faço atendimentos individuais para adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com atendimento online para qualquer lugar do Brasil e exterior.