Algumas palavras se popularizam na sociedade e tornam-se repetidas, e utilizadas. A palavra potencial, por exemplo, decorrente de potência é extremamente dita no mundo corporativo a fim de remeter os trabalhadores ao conjunto de suas capacidades que culminam no resultado de seu trabalho.
O sentido etimológico da palavra potência é proveniente do latim potens que carrega o sentido ‘’ aquele que pode’’.
A frase motivacional ‘’você tem potencial’’ dirigida para incentivar uma determinada ação é bastante comum nos mais diversos ambientes: no esporte, no mundo corporativo, no mundo acadêmico, no empreendedorismo, entre outros.
Segundo Carl Rogers um grande expoente da Psicologia escreveu em seu livro Tornar-se Pessoa, “a experiência mostrou-me que as pessoas têm fundamentalmente uma orientação positiva” (p. 31).
Compreender o funcionamento dos sentimentos e aceitá-los, incita o abandono de falsas ideias que se incrustaram na mente, dificultando uma atitude para o enfrentamento da vida.
É um equívoco trabalhar com a precedência de que as pessoas não possuem potencial para a autorrealização. É inerente ao ser humano conforme Rogers uma tendência atualizante, isto é, uma capacidade do ser humano de se recompor internamente e redirecionar suas ações de vida.
Não se trata de receber motivação externa (visual), o processo é de dentro para fora. Existe em cada um de nós uma potência de ser, isto é, a potência é uma questão ontológica, faz parte da natureza do nosso ser.
A saúde como um jeito de ser amplia a consciência da dimensão física que o nosso corpo vai se degenerando, no entanto, os aspectos internos permanecem os mesmos.
Viktor E. Frankl psiquiatra que sobreviveu aos campos de concentração na segunda guerra mundial nos ensina em seu livro O sofrimento de uma vida sem sentido que: ‘’ o sentido deve ser encontrado, mas não pode ser produzido’’.
Possíveis adoecimentos psíquicos podem decorrer de angústias, por isso as psicopatologias são cada vez mais estudadas e investigadas. Ficar fazendo um esforço colossal até que suas energias fiquem exauridas tentando produzir um sentido para sua vida é exaustivo. Viktor E. Frankl na sua dura experiência nos campos de concentração percebeu que havia dentro dele, isto é, na sua vida interior um sentido maior do que possivelmente morrer naquele campo de concentração como um desconhecido.
Saúde tem muita relação com o sentimento de esperança. Erich Fromm um importante psicólogo que se debruçou a escrever sobre a temática da esperança em seu livro A revolução da esperança, ensina que a esperança é um sentimento ativo e não passivo. Por exemplo, a depressão é também uma doença da desesperança. De modo que cuidar do sentimento de esperança é fundamental para a vida.
Pense em suas emoções como um jardim. Digamos que hipoteticamente você tenha um jardim na sua casa. Você terá como medidas de manutenção e cuidado: regar, podar, adubar. Do mesmo modo são as emoções. Faça um exercício agora de olhar para seu jardim emocional e listar quais são os sentimentos plantados. Quais são as plantas (sentimentos) que você está mais cultivando dentro de si? Será a raiva, a bondade, a esperança, a desesperança, a generosidade o egoísmo e outras. Após fazer essa lista, identifique quais são as plantas que são mais regadas e cuidadas. São elas que irão crescer dentro de você e vão afetar sua saúde em algum nível. Percebeu o grande papel das nossas emoções na sua vida integral?
Bibliografia:
FRANKL, Viktor E., O sofrimento de uma sem sentido, São Paulo: É Realizações. 2015, pag. 24
FROMM, Erich, A revolução da esperança, Círculo do livro, São Paulo.
ROGERS, Carl R., Tornar-se pessoa, São Paulo: Martins Fontes. 2009
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faço atendimentos individuais para adolescentes, adultos e idosos. Trabalho com atendimento online para qualquer lugar do Brasil e exterior.